quarta-feira, 20 de março de 2013

Tá assando tá?

É mamãezicas, nossos bebês passam por cada uma hein...
Tadinhos, isso é porque eles não sabem se defender, se limpar, ser auto-suficientes...
São completamente dependentes de nós, mamães!


Vou te falar uma coisa... Tem cada coisa que eu vejo, que me deixa com a cara caída e com o coração na mão.

Já experimentou ir em Fraldário de shoping?
É cada mãe que aparece... Umas que são extremamente cuidadosas (notável logo que entra) e outras que não estão nem aí (às vezes nem entram...rs)

Os Fraldários de shopings são experiências boas pra quem quer conhecer diversos tipos de cuidados, de mães, de comportamentos...
Tem umas que entram só pra reparar nas outras mães, tem outras que entram mesmo só pra conhecer o Fraldário, mas tem aquelas que realmente entram por necessidade de trocar uma fralda do bebê, amamentar, dar uma papinha ou até mesmo levar a criança no banheiro infantil.

E quando estamos lá dentro, é inevitável que a gente não repare nos comportamentos e nas crianças e porque não dizer na forma como elas são tratadas e cuidadas!?
Sim, pra nos servir de exemplo.
Porque, ou fazemos igual ou pior ou melhor. Aí vai do que estamos visualizando e como queremos ser como mães.

Confesso que já vi umas crianças que me partiram o coração.

E é disso que vim falar aqui agora.
Uma de minhas assíduas leitoras, gravidíssima, me perguntou sobre o assunto...

Let's go?


Sabe que às vezes tenho vontade de levar uma caixa de Maizena (amido de milho) na bolsa?

Há um tempo atrás, estava trocando minha bebê no tão comentado Fraldário novo do shoping da cidade.
Ô gente... Eu não sabia se eu conseguia terminar de trocar minha filha, ou se eu começava a chorar...


Eu olhei pro lado e eis que chega uma mãe...
Coloca a criança deitadinha no trocador...
Se prepara para a troca...
E quando ela abre a fralda... tcharãããã... a criança em "quase" carne viva...
Gente. Que dó.
Fiquei a pensar... o que ela fez pra ficar assim??? Como a mãe deixou chegar a esse ponto??? Será que ela não imagina que isso dói na criança???
Diz ela que já passou pomada mas não sara.

Aí vai eu... A Babá de Grávidas exercer o "talento nato de mãe" (rsrsrsrs)... Dá uma chegada na cena aí...

"- Nossa, que dó... Ela ta assadinha..."
"- É, então. To passando pomada, mas não ta resolvendo."
"- Então, já experimentou usar maizena?"
"- Maizena??? Não... O que faço?"

Gente, por isso que eu disse q tenho vontade de carregar a caixa de maizena na bolsa.

A criança tava com a pererequinha toda vermelha, assadííííííssima e tava começando a pegar na verilha tb e no bumbunzinho...
E a mãe continuava passando pomada mesmo vendo que não estava resolvendo?!?!?!
Vai pro médico!

Dei a famosa receita pra assaduras... Assaduras feias mesmo... daquelas que não se resolve com pomadinha...

Dá-lhe maizena.
Maizena no banho (uma colher e meia diluída na água), maizena direto na pele (no bumbum e nos órgãos genitais somente por fora), maizena no corpinho pra tirar brotoejas...
Enfim, seu bebê vai parecer um mingau ambulante... rsrsrs...
Mas não tem problema, ele vai sarar!

Quanto às pomadas... É tudo muito relativo.
Relativo ao valor da pomada, relativo ao que tem na farmácia mais próxima, relativo à sua realidade...

Temos diversos tipos de pomada, diversas marcas, nacionais e importadas.
Mas como cada bebê é um e cada pele é uma, difícil dizer qual é a pomada ideal.
É igual fralda. Cada bebê se adapta com um tipo, uma marca.
Pomada pra assaduras é a mesma coisa.
 


Temos algumas referências:
- Hipoglós: tradicional, porém, algumas mães reclamam da sua consistência grossa, que é de difícil remoção. A de amêndoas tem sua remoção mais fácil.
- Bepantol: excelente aplicação e remoção e tratamento eficaz. Além do que, possui uma loção somente para tratamento de assaduras.
- Dermodex Prevent: alguns dizem que é bem melhor que a Hipoglós. Sua remoção é fácil e é mais barata.
- Nistatina + Óxido de Zinco: é a genérica da Dermodex Tratamento. Excelente para tratamento. Mas, apesar da bula recomendar o uso diário, os pediatras recomendam só usar pontualmente, por ter ação antibiótica.

CONCLUSÕES:

+ barata: Hipoglós
+ cara: Bepantol
Prevenção contra assaduras: Bepantol
Tratamento contra assaduras: Bepantol ou Nistatina
O melhor custo-benefício se a criança estiver assada ou tiver uma pré-disposição a assar muito: Nistatina
O melhor custo-benefício se a criança não estiver assada ou não tiver uma pré-disposição a assar muito: Dermodex Prevent





Lembrando que a prevenção é sempre melhor do que o remediar.

 





Por isso, cuide bem do seu bebê a cada troca de fralda!
- lave bem as mãos antes e depois das trocas de fraldas
- não esfregue o algodão durante as trocas de fraldas
- use somente sabonete neutro (de preferência o glicerinado) para o banho
- troque a fralda com frequência
- se necessário, faça a troca de fralda com água morna e algodão, assim não agride tanto a pele do bebê


Um bjo mamãezicas!!!

3 comentários:

  1. Emmanuelle Martins
    SJCampos/SP

    Nossa, nem sabia que existiam tantas pomadas assim, com tantas diferenças entre si... o truque da maizena eu já sabia, mas a pomada era minha grande dúvida!!! muito obrigada pelo esclarecimento, ameeeiiii!!!

    ResponderExcluir
  2. Tatiana França - Jacareí/SP

    Lê, só uso maizena no Lucca! Carrego num potinho pequeno na bolsa! Até algumas mães olham "torto" qdo abro o pote!! rsrs.. Nunca assou!! É uma benção a tal da maizena!!
    Uma caixa dá pra mais de 2 meses!!! #ficadica

    Parabéns pelo post!!

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário! Sua opinião é sempre muito importante!!!
Bjokas! Letícia Batalha