quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Amamentar, por quê?

Hello mamys e papys! Desde sempre eu sou uma pessoa que super indica a amamentação. Por quê??? Porque é a primeira vacina do bebê. Através do leite materno, a criança além de se hidratar, a criança adquire as vitaminas necessárias e suficientes para seu organismo. Não é necessário nada além do leite materno. Nem água, nem chá, seja ele de erva doce, camomila ou alface... rs Se fosse pra listar motivos para amamentar, daria esses 10 pra mais ainda. A amamentação em primeiro lugar, é uma prova de amor. É quando vc deixa de pensar em si mesma, pra pensar no ser que depende de vc. Não é só amamentar. Mas é AMA...mentar. Veja abaixo motivos para amamentar seu bebê. 10 Motivos para AMAmentar As vantagens vão da saúde de mãe e de filho ao vínculo afetivo criado pelo ato – tudo isso comprovado por pesquisas. 1. Ajuda na recuperação pós-parto do corpo da mãe 2. A mãe perde peso – e o bebê ganha 3. Economia de dinheiro e recursos naturais 4. Acalma a mãe 5. Dá sensação de saciedade para o bebê 6. Pode servir como método contraceptivo para a mãe 7. Protege o bebê de alergias posteriores e infecções 8. Cria um laço entre mãe e bebê 9. Ajuda na formação da mandíbula e da língua do bebê 10. A longo prazo, as crianças tendem a ficar mais inteligentes

Prolactina: sabe o que é???

TUDO SOBRE A PROLACTINA Texto retirado do site: www.dicasdemulher.com.br
A prolactina, popularmente conhecida como hormônio do leite, é o hormônio que tem como principal função estimular a produção de leite. Está presente no sangue em pequenas quantidades e sua produção é feita principalmente pela hipófise, uma glândula localizada no sistema nervoso central do cérebro que faz com que a produção desse hormônio aumente durante a gravidez e no período pós-parto para poder alimentar o bebê. No entanto, fora do período gestacional esse hormônio também pode ser produzido em homens e mulheres e, quando essa produção ocorre em níveis excedentes ao normal, recebe o nome de hiperprolactinemia, um problema que pode interferir nas funções sexuais e reprodutivas e que é responsável por quase 20% dos casos de infertilidade feminina. Curiosamente, a hiperprolactinemia é uma doença que pode afetar pessoas de ambos os sexos, mas é mais comum em mulheres com idade entre 20 e 50 anos. A prolactina também é importante para a ovulação, para o desenvolvimento das mamas e para o aleitamento no período gestacional. Fora desse período, ela ajuda a controlar outros tipos de hormônios.
Quais as causas da hiperprolactinemia? Vários fatores podem contribuir com o aumento dos níveis de prolactina no sangue, sendo os mais comuns a gravidez, o estresse, o excesso de estímulos aos mamilos, doenças da parede torácica, o uso de determinados medicamentos como antidepressivos, antipsicóticos, antienjoo, anti-hipertensivo, além de problemas como o hipotireoidismo, síndrome de ovários policísticos, doenças renais, alterações na molécula da prolactina, e doenças que acometem o sistema nervoso central como traumas, infecções e tumores. Existem também os casos em que a hiperprolactinemia não tem causa conhecida, passando a ser chamada de idiopática. Quais são os sintomas? Os sintomas variam de acordo com o sexo e a causa da doença, mas os mais comuns incluem alterações menstruais como ausência da menstruação (amenorréia) ou irregularidade menstrual (oligomenorría), diminuição da fertilidade e dificuldade de engravidar, produção e vazamento de leite fora do período gestacional (galactorréia), secura vaginal, falta de desejo sexual e dificuldades de ereção, osteoporose em ambos os sexos e quando causado por tumores, pode acarretar em dores de cabeça e problemas na visão.
Como é feito o diagnóstico? Para se detectar a hiperprolactinemia, os médicos observam o histórico do paciente e realizam exames de sangue convencionais que medem a dosagem de prolactina no sangue e, se houver suspeita de tumor, realizam a ressonância magnética na hipófise. Como é feito o tratamento? O tratamento depende da causa, mas em todos os casos, mesmo quando há a ocorrência de tumores, o tratamento é feito com uso de medicamentos que normalizam os níveis de prolactina, reduzem o tumor e reestabelecem as funções sexuais e reprodutivas em aproximadamente 80% dos casos. Nos outros 20% dos casos, quando o tumor não reage ao tratamento medicamentoso, pode ser necessária intervenção cirúrgica ou radioterapia. A cirurgia é feita através do nariz, o que elimina a necessidade de abrir o crânio e a incidência de cicatrizes. Se você estiver com alguma suspeita ou algum sintoma que se relacione à hiperprolactinemia, procure um médico endocrinologista para esclarecer as suas dúvidas, realizar exames e, se for o caso, iniciar o tratamento. Cuide-se!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

PAPO DO DIA: Estou grávida e daí???

Hello girls, como estão? Td bem? Pois é... papo do dia de hoje é sobre a descoberta da gravidez. Algo muitas vezes não planejado, porém uma notícia de mta alegria. Você já pensou que é a sorteada por Deus por carregar um bebê dentro da sua barriga? E não é só “carregar”, mas é fazer crescer, senti-lo chutar, entender seu desenvolvimento, rir com seu solucinho, com as dores nas costas, enfim... é mudar de vida. Gravidez é fase de transformação. Gravidez é estado de graça. Não é doença não, viu?!
Mas me conta, já deu a notícia pra família??? Pro principal envolvido, o pai??? Se a resposta for “não”, faça uma surpresa bem legal pra ele, ou pra sua família. Compre uma chupeta, ou um babador, embrulhe para presente e convoque o papai do baby pra tomar um café juntos no final da tarde... Já viu no que isso vai dar né? Rsrsrsrs Acho que em chororô...rs Relaxe e curta o momento então! Celebre a vida!
Mas e você que já deu a notícia... como está encarando seu momento de gravidez???
Já começaram os enjôos? Ta sentindo muito sono? Fome demais? Pois então... prepare-se! Os enjôos vão até o 3º mês (geralmente), apesar de que na minha última gravidez, passei mal os 9 meses... (desculpa aê a animação...rsrsrrs) O enjoo, infelizmente, é o sintoma mais frequente da mulher grávida. Cerca de 70% das mulheres sentem enjoos no primeiro trimestre da gestação, principalmente no segundo e terceiro mês, podendo se prolongar em poucos casos. Não há uma receita infalível que acabe com o enjoo. O que vale para uma mamãe pode não ter efeito nenhum para outra. Há alguns fatores que podem ser a causa dos enjoos, mas não é nada comprovado. Uma das teorias são os níveis de hormônios que aumentam e se alteram no primeiro trimestre. A progesterona, que é responsável por manter a gravidez, deixa o estômago mais preguiçoso, isto é, há uma lentidão no trato gastrointestinal. Portanto, o alimento demora a chegar ao intestino, provocando os enjoos e até os vômitos. Mas vamos lá então! Diquinha do dia:
Enjôos: meu marido comprava pra mim, uma caixa de picolé de limão. Eu saía de casa, todo dia de manhã, chupando um picolé... Um frio lascado e eu chupando sorvete...rsrsrsrs... Mas olha, super válido viu, pq era o que tirava meu enjôo. Vc também pode tomar suco de limão, ajuda pra caramba a diminuir essa sensação de azia... Eu apostava em tudo... Até carregava um limão na bolsa... Qdo me dava enjôo, eu pegava meu limão cortadinho, sentia o cheiro dele, e até dava uma chupadinha, pra sair o caldinho... Pode até ser psicológico, mas pra mim funcionava... rsrsrs Tem também a alternativa da água gelada, funciona bem também. Quanto a medicamentos, procure seu médico e peça a ele pra receitar o medicamento que as gestantes usam pra cortar o enjôo. Eu usei o mesmo medicamento durante as minhas 3 gestações. Excelente. O medicamento e o picolé de limão faziam uma bela dupla. E boa gestação pra você! Espero seus comentários. Bjs

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Babá de Grávidas no ar!!!

E hoje é dia!!! Hoje é dia de alegria, pois criei este blog que me permitirá ajudar as mamães e papais de 1ª viagem!
Não é nem um pouco fácil ser mãe pela primeira vez. Parece que não sabemos nada... (e não sabemos mesmo...rsrsrs) Mas, calma, calma, calma! Pra tudo há uma solução! E estou aqui pra isso! Te dar dicas, te orientar...
Não sou médica. Mas, sou doutora... Mestre em identificar sentimentos e comportamentos, quando dizem respeito às minhas filhas.
Depois de perder minha primeira filha Sofia (28 dias depois de nascida), gerar novamente uma menina linda chamada Samara e ter uma surpresa maravilhosa depois de 4 anos, gerando uma outra menina chamada Valentina (que hoje tem 8 meses), posso dizer que tenho um tanto de experiência... Experiência que não se aprende nos livros. Experiência de vida, de comportamento, de choros, de noites mal dormidas (e muitas vezes não dormidas, rsrsrs). Experiência de resfriados, febres, cirurgias, primeiro dentinho, sapinho, escola, pinico, adeus à chupeta... rs É gente, é muita experiência pra contar... E pra ajudar também. Como diz uma amiguinha minha... "Conte Comigo"! O que eu puder fazer pra te ajudar... Estarei aqui. Só quero dizer que estou muito feliz, por poder abrir este canal de informação. Tenha certeza, que aqui, aprenderemos juntos, receitas que nenhuma escola pode dar. Receita de vida, de convivência, de experiência. Porque ser mãe... é tudo de melhor neste mundo!!! Obs.: os pais também podem me escrever, ok? Bjokas! Té o próximo artigo!